Dom 19/5: Casa Teixeira Lopes e Convento Corpus Christi

Venha desfrutar de uma manhã surpreendente!

7,50 €
Quantidade

  • RPGD - Este site cumpre as normas de confidencialidade.
A recolha de dados de identificação do utilizador poderá ser efetuada via
Internet (no próprio site), telefone ou outros, e serão processados
automaticamente, nos termos aprovados pela Comissão Nacional de

Proteção de Dados. RPGD - Este site cumpre as normas de confidencialidade. A recolha de dados de identificação do utilizador poderá ser efetuada via Internet (no próprio site), telefone ou outros, e serão processados automaticamente, nos termos aprovados pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.
  • Política de Privacidade - Ao aceder às páginas do site da AlmaAtPorto, Turismo e Animação Lda,
está a aceitar os termos referidos neste documento... 
Para saber mais detalhe clicar em Política da privacidade ao fundo desta página. Política de Privacidade - Ao aceder às páginas do site da AlmaAtPorto, Turismo e Animação Lda, está a aceitar os termos referidos neste documento... Para saber mais detalhe clicar em Política da privacidade ao fundo desta página.
  • Termos e Condições - este site tem normas de utilização que deverá de consultar em termos e condições no final desta página. Termos e Condições - este site tem normas de utilização que deverá de consultar em termos e condições no final desta página.
Venha desfrutar de uma manhã surpreendente! 
Iniciamos com uma visita guiada à fantástica Casa-Museu Teixeira Lopes, dedicada à vida e espólio de António Teixeira Lopes, um dos maiores escultores Portugueses de sempre!
De seguida, descemos à zona Ribeirinha de Gaia, para visitar o fabuloso Convento Corpus Christi. Foi fundado em 1345, por iniciativa de D. Maria Mendes Petite, viúva do trovador Estevão Coelho, e mãe de Pêro Coelho, um dos responsáveis pelo assassinato de D. Inês de Castro.
Contamos com a sua presença para mais uma manhã enriquecedora!
Data: Domingo, 19 de Maio.
Ponto encontro: 10:00 Horas- Tribunal de Vila Nova de Gaia 
(R. Conselheiro Veloso da Cruz, 835)
Valor: 7.5€ (inclui Visita Guiada aos locais e seguros). 
Necessário reserva, inscrições limitadas.
Distância. 1 Km (percurso a pé, a descer, entre a Casa-Museu e o Convento C.Christi)
Para reservas, seleccione a opção "procurar bilhetes".
Para outras informações, envie email para info@almaatporto.pt ou ligue 222 053 020 (11:30 às 20h).
*Alma At Porto- Marca Nacional Registada .
** Cancelamento de reservas até 3 dias antes da atividade.
*** A reserva é válida apenas para esta data e atividade.
****No caso de condições meteorológicas adversas, a atividade poderá ser adiada.
Empresa licenciada pelo Turismo de Portugal
Rnaat 428/16
Rnavt 7882
Casa-Museu Teixeira Lopes
As origens da Casa-Museu remontam a 1933, quando o escultor Teixeira Lopes doou a casa e todo o seu espólio ao município de Vila Nova de Gaia, continuando a habitar o espaço até ao seu falecimento, em 1942. O seu belo edifício foi construído em 1895, mediante projeto do arquiteto José Teixeira Lopes, irmão do escultor António Teixeira Lopes, e para servir como residência e oficina de escultura do mestre. Neste local, podemos conhecer um pouco da personalidade e dos hábitos de um dos maiores escultores portugueses de todos os tempos. Ao espólio de Teixeira Lopes, foi posteriormente adicionado, por alturas do 25 de Abril, o espólio do também escultor e escritor Diogo de Macedo. O conjunto de ambas as coleções, permite uma visão abrangente das artes visuais e da escultura do final do século XIX e inícios do século XX.
Para além da surpreendente produção artística do Mestre, este Museu apresenta também obras de grandes Pintores internacionais, como Gustave Doré ou Auguste Rodin. Nas Galerias Diogo de Macedo, destaque para as obras de Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Diego Rivera, Salvador Barata Feyo e Leopoldo de Almeida.
Convento Corpus Christi
O Mosteiro de São Domingos das Donas de Vila Nova de Gaia, mais conhecido como Convento de Corpus Christi, foi fundado no remoto ano de 1345, por iniciativa de D. Maria Mendes Petite, fidalga de Gaia, viúva do trovador Dionisino Estevão Coelho, e mãe de Pero Coelho, um dos responsáveis pelo assassinato de D. Inês de Castro. No seu belíssimo interior, encontram-se sepultadas D. Leonor de Alvim, esposa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, e a sua avó, D. Maria Mendes Petite, a fundadora do convento. Também presente no local, encontra-se a arca tumular de Álvaro de Cernache, o primeiro senhor de Gaia, que foi alferes da bandeira da Ala dos Namorados, na batalha de Aljubarrota em 1385.
T.Lopes e Corpus C.